Pinacoteca realiza tratamento preventivo de acervo

A atividade é a continuidade do treinamento realizada pelo equipamento Museu com bolsistas

Por Ryan Charles - estudante de jornalismo
- Atualizado em
A atividade é a continuidade do treinamento realizada pelo equipamento Museu com bolsistas | Foto: Ryan Charles
A atividade é a continuidade do treinamento realizada pelo equipamento Museu com bolsistas | Foto: Ryan Charles

A Pinacoteca, museu de arte moderna da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), segue avançando nos cuidados com o patrimônio cultural do equipamento. Desta vez, a equipe realizou a primeira parte do tratamento preventivo do acervo bibliográfico. 

A ação foi precedida pela Oficina de Acervo, realizada em parceria com o Museu Theo Brandão (MTB) para capacitar os novos bolsistas no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e na parte prática do trabalho. O principal objetivo é analisar e preservar os diferentes tipos de acervos da Pinacoteca por meio de higienização, requalificação e digitalização. 

À frente da atividade esteve a museóloga e diretora do MTB, Hildenia Oliveira, que explicou que esta é apenas a primeira fase do tratamento, que teve início na análise dos catálogos e livros do acervo, mas garantiu que todo o conjunto de obras será examinado até o final da ação.

"A intenção é estender esse trabalho a todo o acervo, garantindo a sua salvaguarda e assegurando que esse legado chegue às gerações futuras, evitando qualquer perda", concluiu  Hildenia Oliveira.