Olhar Expandido
Bárbara Lessa e Suel - 2003-05-29 - 2003-09-10
- Atualizado em

OLHAR EXPANDIDO
A partir do dia 29 de maio, às 20:00 horas, até 29 de junho, a Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas estará expondo dois artistas contemporâneos alagoanos. Trata-se de Bárbara Lessa e Suel que sob o titulo de “Olhar Expandido”, estarão mostrando suas obras mais recentes, inclusive, algumas delas, realizadas especialmente para esta mostra.
Como sugere o titulo, a partir de situações e perspectivas estéticas pessoais os dois artistas ampliaram seu olhar sobre parâmetros dimensionados no momento estético, histórico ou político do país, resultando em um conjunto aparentemente contraditório, mas de profunda convergência conceitual.
Bárbara Lessa tenta conectar a dimensão sensorial à reflexão oriunda da observação sobre o mundo e os acontecimentos que descrevem esse inicio conturbado de século. Põe em discussão questões sempre atuais envolvendo honestidade moral e intelectual como premissas fundamentais para dar sentido ao universo, ao ser humano, ao cidadão.
Suel, porém artista em ascensão, cheio de talento, envolve-se com premissas capazes de estimular a inteligência, partindo da geração consciente do prazer visual,despertando assim o sentido da visão. Por outro lado, a matéria adquire posição de relevo especial, ou aparente, provocando o sentido tátil do espectador.
Segundo Carol Gusmão, essa matéria “transubstanciada em ótica liquefeita e volumosa” dinamiza-se em sensuais imagens, levando o observador a um mergulho em “universos carregados de ritmos e silêncios intimistas”.
Suel e Bárbara Lessa formam uma dupla, no mínimo, muito curiosa, senão provocante. Expandem seu olhar a paragens trilhadas, e, na maioria das vezes, sublimadas pelo homem moderno, quer sejam elas discutíveis ou não. Esteticamente, seus conceitos sobre tudo isto estarão a serviço de uma arte de excelente qualidade, que ficará a disposição do publico alagoano na Pinacoteca Universitária, que mais uma vez presta um grande serviço artístico-cultural à comunidade.
Rogério Gomes