Moradores

Marianna Bernardes - 2013-08-15 - 2013-09-20


- Atualizado em

Eu moro em uma cidade linda, cheia de cores, formas, retas e conceitos. Pode se ver nela uma beleza bem óbvia ou escutar seus gritos roucos de socorro. Ela tem nuances que pouca gente enxerga, mas quase todo mundo sente. Entre a cidade e as pessoas há um certo acordo de amor e raiva, carinho e descrença. Os mais atentos observam sua moldura, o labor empregado na criação, a matéria do lugar. A cidade vira então obra: tela, luz, pixel, vídeo. Poesia.

Tu moras em uma casa confortável, com teu chuveiro elétrico e teu colchão ortopédico. O lugar que tu ocupas, no entanto, não pode ser mensurado em metros quadrados, mas em gigabytes. Todos os dias, na frente do teu computador, tu divides teu tempo entre trabalho e lazer, dedicando a cada um o devido respeito e atenção. Tu fazes com que o que chamam de mundo virtual seja teu discurso, teu sorriso, tua vida real. Espaço.

Ele mora em uma praça, mas podia ser coreto, calçada ou construção abandonada. O que ele instintivamente toma como privado questiona o que é público e disso depende a sua sobrevivência. São poucos os que se interessam pela história dele, pois seu tipo é ora invisível ora amedrontador. Ele pode ser agente ou vítima, ou ainda nenhum dos dois, mas na maior parte do tempo ele é um e outro. Auto-referência.

Nós moramos em nós mesmos, com nossos equilíbrios e excessos. Primeiro nós somos induzidos, libertados, acalmados, feridos. Despois ficamos estimulados, atordoados, impressionados, acolhidos. Entre os dois momentos há o vácuo, o respiro, a calmaria. E assim nós somos diferença e unidade, controle e caos. Metafísica.

Marianna Bernardes faz desta galeria de arte um lugar para se repensar coisas que pareciam esgotadas. A poesia da cidade, o que se faz da/com a ocupação do espaço, os limites do vídeo e do próprio artista enquanto obras de auto-referência, a função que a gente assume na metafísica das coisas. A experiência é simples e intensa. Somos todos moradores.

Por Camila Cavalcante

Período: 16 de agosto a 20 de setembro de 2013.