Miragens
Flora Assumpção - 2014-04-24 - 2014-06-06
- Atualizado em

A Pinacoteca Universitária apresenta a exposição Miragens, da artista Flora Assumpção.
‘Miragens' é uma exposição que reúne diversas obras inéditas de autoria de Flora Assumpção realizadas em diferentes linguagens e técnicas, entre elas, uma vídeo-instalação, peças em resina e metal, 2 livros-objetos em fotografias, 3 séries de fotogravuras (técnica tradicional do século XIX que reúne as técnicas da fotografia com as da gravura em metal) e desenhos gravados a laser sobre espelhos. São obras que começaram a ser concebidas em 2009 e foram tomando corpo entre 2011 e 2013.
O título 'Miragens' é uma referência aos aspectos de refrações, transparências, brilho, espelhamento trabalhados nas superfícies das obras apresentadas, além de uma analogia a um efeito visual provocado pelo ambiente natural do deserto, cuja imensidão infindável é abordada através da temática dos fenômenos naturais. A palavra 'miragem' é ainda uma metáfora inevitável para as ilusões humanas.
Esta proposta expositiva objetiva organizar uma reflexão sobre a produção da artista, inserida no contexto de diversidade da arte contemporânea, em que novos materiais industriais e tecnológicos (plásticos, gravação a laser e adesivos espelhados) e linguagens (projeções de vídeos, objeto e instalação) são explorados, sem se fechar para os conhecimentos e técnicas do passado (desenho, gravura e fotogravura).
As obras desta exposição trabalham, através de referências da literatura fantástica de autores como Jorge Luís Borges, Gabriel Garcia Márquez e Júlio Cortázar, entre outros, no intuito de ativar a capacidade humana de imaginação e ficção (tão abandonadas na atualidade ocidental tomada pela automatização dos sentimentos e do modo de agir em meio às rotinas caóticas e 'sem tempo para nada', cheias de fórmulas prontas para se resolver os impasses de quaisquer esferas da vida), como forma de resgatar sensibilidades e aprendizados intuitivos e a cognição, tal como os contos de fadas, as mitologias e as fábulas ou quaisquer outras atividades criadoras.
Período: 26 de abril a 6 de julho de 2014.