Lixo ou Arte
Raimundo Britto - 2011-11-25 - 2012-01-20
- Atualizado em

“Lixo ou Arte?... que nem roupa”
Papéis pintados, coloridos, cheios de pinceladas. Ritmos, acertos, erros, angústias, incertezas, certezas, experimentações, vibrações. Amontoados, rasgados, amassados, sujos, jogados fora, pareciam inúteis, sem valor. Um acervo entulhado na área de rejeitos da EBA/UFMG. Cartão de visita...
14 h. O caminhão-de-lixo não havia passado ainda. Um velho de barba grisalha, trajando camiseta, bermuda e chinelo passa pelo local. Cabeça inquietante. As mãos tomam atitude; abrem o porta-malas do carro e em seguida recolhem cada objeto. A velha Elba fica abarrotada, até o teto.
A sabedoria do acolhimento, a capacidade de por em prática uma ideia que suscita em outrem o desejo de reflexão, são particularidades que acompanham Raimundo Brito. O artista ao propor a exposição Lixo ou Arte?... que nem roupa, apresenta as imagens sem retoques ou retrabalhos. Desafia! Propõe uma visão provocativa de Arte Contemporânea. Critica, questiona o desperdício, a falta de comunhão com a natureza, o descarte de trabalhos de jovens talentos.
Papéis pintados, coloridos, cheios de pinceladas. Resgatados, organizados, expostos ao público desestetizam a idéia primeira de Arte. Compartilhemos as nossas reflexões com as do artista.
Sabará, 2011.
Período: 24 de novembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012.