Intervenções Cidade & Signos
Exposição Coletiva - 2018-01-31 - 2018-02-09
- Atualizado em

O grupo Cidade & Signos surgiu em 2015 para desenvolver o Projeto Cidade e Signos: um intercurso pela arte, selecionado pelo Programa de Iniciação Artística - Proinart Edital 2015\Proex\Ufal. O projeto foi concebido inicialmente por um grupo de alunos dos cursos de Teatro, Design, Arquitetura e Urbanismo que além de possuírem aptidões em diferentes modalidades de arte, tinham acabado de cursar a disciplina Arte Contemporânea, mostrando-se ansiosos para desenvolver seus talentos e se manifestarem publicamente. Questionando os símbolos oficiais da cidade, o projeto apontava por um lado a indiferença do poder público com o estado de poluição dos riachos, laguna e praias de Maceió projetada sob o slogan: “Maceió paraíso das águas” e por outro lado, buscava evidenciar os inúmeros símbolos percebidos nas ruas da cidade que, capturados através de fotos, desenhos e textos, seriam artisticamente trabalhados antes de serem devolvidos à cidade sob as mais variadas formas de arte.
Com duração de seis meses, o Proinart 2015 não chegou a consolidar o Cidade & Signos como grupo de jovens artistas, mas fixou as bases de sua sustentação, ora conduzindo o projeto Cidade e Signos - Proinart 2016 sob as mesmas linhas conceituais que modularam o projeto inicial ora se adaptando às mudanças exigidas pelo Edital Proinart-2016 sem com isso abdicar da irreverência, provocação e criatividade que lhe são peculiares. Com duração de um ano, o Proinart 2016 exigiu o desenvolvimento artístico dos bolsistas concomitante à elaboração de pesquisa, o que constituiu um desafio superado pelos jovens artistas que produziram uma série de textos sobre Arte Contemporânea, apresentados no CAIITE 2016 e AVIA – FAU\UFAL, além de ministrarem Oficinas, apresentarem trabalhos e participarem de Mesas de debates.
De caráter Intervencionista, gozando de toda liberdade de escolha e de criação, o grupo interveio em Cruz das Almas no condomínio “Rios do Éden-II”, colorindo as ruínas de um edifício inacabado – signo cada vez mais presente na cidade de Maceió. Intervieram ainda em outros bairros da cidade e até em Campo Alegre, algumas vezes sob o convite de diretores e\ou proprietários de escolas, academias, creches e clubes – indicando a grande demanda por arte urbana na cidade de Maceió e demais municípios de Alagoas – assim como tomaram a iniciativa de grafitarem alguns muros e paredes da cidade, gerando a série: Recuperando os muros da cidade. Com vasta documentação fotográfica e alguns vídeos, a maioria das intervenções do grupo foi precedida por estudos do tema efetivando a fase de desenvolvimento do projeto a partir de experimentação e treinamento.
A dinâmica de trabalho do grupo, inspirada nas antigas corporações de ofício, impõe que os saberes de cada indivíduo sejam compartilhados e a posição de mestre e a de aprendiz, relativizadas, sejam constantemente trocadas. Contando com a colaboração de vários alunos e professores da FAU\UFAL e com novos postulantes para bolsistas e colaboradores internos e externos, o Cidade e Signos se consolida como projeto coletivo de extensão universitária.
Amadurecido pela experiência, o grupo de jovens artistas inaugura sua primeira exposição de trabalhos e se não cabe discorrer qualquer palavra sobre beleza cujos conceitos se encontram cada vez mais distanciados das expressões artísticas atuais, vale ressaltar a força dos trabalhos que, gerados com intensidade, movem-se pelo desejo em expressar com total coragem e liberdade os signos da cidade.
Anna Maria Vieira Soares Filha
Coordenadora do Projeto