Horizontes - Arte Contemporânea de Alagoas

Exposição Coletiva - 2017-08-15 - 2017-10-07


- Atualizado em

Horizontes – Arte Contemporânea de Alagoas

Alagoas completa 200 anos de sua Emancipação Política, fato que certamente será estudado por historiadores e especialistas. No tocante à Pinacoteca Universitária, por ocasião do evento, buscou-se realizar esta exposição coletiva em homenagem às artes visuais do Estado. A curadoria, após um árduo trabalho de seleção, reuniu 41 artistas com tendências e suportes contemporâneos variados, apresentando um vasto recorte de produções inéditas recentes.

E por que Horizontes? A princípio, pensa-se na linha que corre sobre as águas, que divide o céu e a terra, atravessando os olhos do observador. Porém, nosso pensamento foi mais longe, ao avistarmos aqueles que já trilham o caminho da arte e, também, os que começaram a sua caminhada mais recentemente. Não se chega ao horizonte, da mesma forma que para o artista não há um ponto final, há fases, técnicas a descobrir, o conviver com o inacabado.

Esta mostra configura-se como um diálogo de gerações. As obras apresentadas tratam de questões sociopolíticas e arqueologias pessoais, bem como mostram o poder do artista para ultrapassar o seu imaginário. Neste intercâmbio de olhares e poéticas, é possível avistar uma rica e ampla visão do panorama da produção artística local. Há semelhanças e contrastes, nos quais podemos estender os horizontes da visão, sem limitar o olhar que condiciona nossa experiência.

A exposição idealizada pela Pinacoteca tenta traduzir a arte contemporânea alagoana, sem esgotar suas possibilidades expressivas, o que seria inalcançável. Horizontes representa mais um marco para a Pinacoteca.

Esta instituição reafirma, mais uma vez, nos seus 36 anos de existência, o importante papel na história da arte contemporânea, na preservação das expressões artístico-culturais, no incentivo e na divulgação da produção alagoana no cenário brasileiro.

Christina Cavalcante

Rafael Almeida

Maceió, agosto de 2017