Hércules: A Força do Humor

Hércules Mendes - 2003-04-10 - 2003-05-15


- Atualizado em

Nosso Hércules

Desenhista, humorista, chargista, cartunista, caricaturista, escultor, “bico-de-penista”, aquarelista, economista, bancário, filósofo, marqueteiro, pesquisador, “logomarquista” - (ufa!) só até aí vão 14 trabalhos do Hércules. Do nosso Hercules Mendes, dando um banho no afamado Hércules mitológico, que empacou na primeira dúzia de realizações.

Entre muitos outros labores na prancheta, desenhou um levantamento detalhado da antiga cadeia, um dos mais imponentes prédios de Maceió, lamentavelmente demolido por volta de 1972 (deram um sumiço também no hercúleo levantamento arquitetônico feito por nosso herói); Marca época na prática do humor na imprensa alagoana, combinando vários estilos de comunicação; Na charge, no cartum e na caricatura extrapolou as páginas e reafirmou nessas três opções diferenciadas de crítica gráfica a dimensão de obra de arte (nessas três áreas a cara alagoana é presença certa e sempre criativa), levando-as às galerias mais prestigiadas; Como autor de obras plásticas tridimensionais, faz estilo único; Aquarelista, conferiu à cana-de-açúcar (só para citar um tema) as cores das contradições reais; Seu bico-de-pena é traço sem par nesse horizonte; Postados nos birôs e pranchetas do saudoso Produban, exerceu a Economia, brilhou em diversos postos na carreira bancária e consolidou uma exemplar posição na formulação para o marketing daquela histórica instituição alagoana. Em todos os seus trabalhos pode-se se sentir a presença de um estudioso da filosofia, atento praticante das mais éticas e avançadas concepções da ciência do pensamento.

Quantas logomarcas alagoanas têm a marca deste autor? Difícil dizer em duas linhas, mas não se esqueçam dos símbolos do Produban, da Apeal. Não há trabalho seu sem pesquisa ampla, onde uma das áreas básicas de estudo sempre está localizada na cultura alagoana. É um educador, um mestre, passando lições e formando discípulos, estimulando novos artistas...

Eita! Já estamos em 15 trabalhos e acabou o espaço para a apresentação. Resta a você liberar-se deste incompleto texto para usufruir de algumas das muitas obras do nosso Hércules, genuinamente alagoano e universal. Confira e se delicie; reflita, analise; “more na filosofia” da força do humor.

Enio Lins