Exposição Contraste segue aberta ao público no Museu Théo Brandão
Com funcionamento de terça a sexta-feira, mostra reúne obras populares e contemporâneas de artistas alagoanos
- Atualizado em

Desde o dia 9 de setembro, o Museu Théo Brandão (MTB), no Centro de Maceió, abriu as portas ao público para a exposição Contraste. Sob a curadoria de Paulo Acioly, a exposição conta com obras de mais de 50 artistas, além do acervo da Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do MTB. O público visitante ainda pode conferir os projetos vencedores do prêmio da Semana de Design (Sede). A exposição segue aberta até a sexta-feira, 3 de outubro.
Do popular ao contemporâneo, o intuito foi reunir trabalhos distintos, mas que, de alguma forma, dialoguem entre si. Vale ressaltar que Contraste marca a reabertura parcial do Théo Brandão, um dos espaços culturais mais importantes do estado, no ano do seu cinquentenário.
Paulo Acioly aponta a relevância da mostra para a compreensão cultural e artística de Alagoas. “São acervos que a gente precisa conhecer, tanto da ‘Pina’ quanto do Théo. A gente precisa entender a nossa história e a nossa produção artístico-cultural. Poder visitá-los faz toda diferença”, disse. Por fim, ele abordou a procura do público. “As pessoas estão indo para o museu e elas estão muito felizes”, completou o curador.
A diretora do MTB, Hildênia Oliveira, vê a ocasião como o início de uma nova etapa do local para o público, onde futuras apresentações serão realizadas até o fim deste ano. “Podemos pensar como o primeiro processo de mudança que estávamos almejando e trabalhando para isso. Assim que terminarmos essa exibição, teremos mais uma. Queremos justamente isto: trazer de volta o artista, o fazedor de cultura, as artes para dentro do museu”, ressaltou.
Victor Sarmento, diretor da Pinacoteca da Ufal, destaca o momento de união com o museu. “É marcante. Primeiro, pelos 50 anos do Museu Théo Brandão. Segundo, porque este mês a Pinacoteca completa 44 anos. Essa exposição marca de novo a união entre a arte contemporânea alagoana e a arte popular”, disse o diretor.
Exposição chama atenção de visitantes
Pela primeira vez no espaço, Larissa Ferreira ressaltou que sempre busca aproveitar passeios culturais, a exemplo da exposição. “É muito interessante. Então, quando tem, eu sempre procuro participar com meus amigos, minha mãe”, disse. Miriane Bezerra, professora na Escola Técnica de Artes (ETA), destacou a pluralidade das obras expostas. "Eu vejo de uma forma muito diversa. De repente, você está vendo uma obra mais contemporânea e, em seguida, você vê uma obra de outro gênero. Então, acho que essa diversidade enriquece a exposição”.
Já Abdeniel Rufino, estudante de Turismo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), ressaltou o benefício da exposição para os alunos alagoanos. "É o passo inicial de uma nova temporada. Isso vai melhorar muito a nossa cultura, favorecendo os estudantes”, disse.
Exposição Contraste
Com funcionamento de terça a sexta, a Exposição Contraste segue aberta ao público até a sexta-feira, 3 de outubro, com exceção dos finais de semana e feriados. As visitações ocorrem a partir do período da manhã, às 9h, finalizando às 17h, no Museu Théo Brandão, localizado na Avenida da Paz, n° 1490, no Centro de Maceió.
Para mais informações, os interessados podem acompanhar os perfis da Pinacoteca (@pinacotecaufal) e do MTB (@museutheobrandao) no Instagram.