Decifro

Camila Cavalcante - 2014-11-27 - 2015-01-30


- Atualizado em 20/03/2025 17h57

A poesia do desconhecido

Como seria experimentar o mundo sem sentidos pré-concebidos? Como seria olhar a paisagem traduzindo-a apenas em sentimento?

O encantamento da arte em Decifro é poder compartilhar com a artista essas experiências. Camila Cavalcante nos convida, com suas fotografias e telas, a perceber o universo a partir de seu olhar particular. A artista silencia sua razão para ser conduzida pelos sentimentos que interpretarão o mundo à sua volta, num exercício em que ela própria revela e investiga a poesia do não-saber.

As fotografias nos apresentam texturas, camadas e cores da exuberante natureza do Laos e do Camboja. O mundo desvendado a partir das lentes da artista é feito de contrastes e mistérios, e nem sempre podemos identificar de imediato aquilo que estamos observando. Num namoro tímido com a abstração, essas imagens têm a medida certa de incerteza para nos permitir o ensejo da dúvida e, a partir daí, dá-se o precioso momento da criação de significado compartilhada entre artista e visitante.

O olhar que registra a trama do mundo, a consistência da terra, da água, da floresta e dos animais traduz-se em conjuntos de imagens, como frases construídas a partir de fotografias, acompanhadas por telas com palavras em Khmer e Laociano que, por sua estranheza, nos libertam de enunciados conhecidos e nos levam a buscar em nós mesmos o significado desses universos estrangeiros.

O analfabetismo no Brasil é normalmente transcrito em estatísticas assustadoras, muitas vezes por números irrelacionáveis. A poesia de Camila em Decifro nos aproxima dessa conjuntura de forma criativa, instintiva e profunda, ao desenhar um paralelo com sua experiência no Laos e Camboja. Na escolha das palavras ou frases dessa língua desconhecida para epigrafar suas fotografias, a artista se reconhece analfabeta, e manifesta, a partir de um trabalho manual impressionante, sua percepção emocional dessa realidade.

Nicole Plascak

Período: 26 de novembro de 2014 a 30 de janeiro de 2015.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.